Periquito Australiano

 photo asdkjll_zps4029e90b.png 

Nome cientifico
Melopsittacus undulatus

Origem
Austrália

História
Proveniente da Austrália, foi pela primeira vez introduzido no continente europeu em 1840 pela mão de Gould (naturalista) que levou para Inglaterra vários exemplares verdes. O seu comportamento em cativeiro fez com que ganhasse uma enorme popularidade junto dos criadores de aves por toda a Europa.
Algumas décadas mais tarde, começaram a ocorrer as primeiras mutações de côr nomeadamente para a cor amarela. Mais tarde apareceram os exemplares azuis que no início deste século ocuparam um lugar de destaque no mundo dos amantes de pássaros. Ao longo dos anos as mutações de cores não pararam, não se sabendo hoje ao certo quantas cores haverá.

Para comprar um periquitos pode recorrer a criadores especializados nesta área ou então dirigir-se a lojas de animais de estimação. Mas antes providencie um espaço e um alojamento para ele. Verá que não será uma tarefa difícil.


Alojamento
Uma das grandes vantagens em criar periquitos reside na sua fácil adaptação ao meio em que são inseridos. No que diz respeito ao alojamento pode optar por exemplo por gaiolas que podem ser adquiridas na generalidade das lojas de animais de estimação. Certifique-se sempre que é realmente uma gaiola preparada para receber periquitos. Existem algumas especificações como as caixas dos ninhos, os recipientes para água e comida que devem ser respeitadas. 

Alimentação
No que respeita a alimentação também não irá encontrar grandes dificuldades. No mercado existem várias soluções de mistura de milho alvo, alpista, aveia descascada e papa fortificante. Encontrará também vitaminas e cálcio em pequenas pedras. Para além deste tipo de alimentação, poderá dar ocasionalmente alimentos verde como cenoura e olho de couve certificando-se sempre que estão devidamente lavados em água fresca. Renove diariamente o bebedouro com água fresca.

Saúde
Em caso de doença consulte sempre um veterinário. Embora seja raro encontrar doenças em periquitos, estas podem acontecer por contaminação de outros pássaros, moscas e mosquitos. Como medida preventiva mantenha sempre a gaiola bem limpa e arejada.

Distinção dos sexos
A distinção do sexo nos Periquitos é relativamente fácil de se fazer. Os machos têm a carúncula nasal, zona das narinas, azulada, enquanto as fêmeas apresentam nessa zona tons acastanhados, rosados ou mesmo acizentados. Esta característica só se desenvolve a partir dos seis meses de idade e é a única forma segura de visualmente se poder distinguir o sexo destas aves. No caso dos Periquitos Albinos, tanto o macho como a fêmea são visualmente idênticos, ou seja apresentam ambos a carúncula rosada.

 photo PeriquitosAdultos_zps074cc89f.jpg 

 photo dfbhdfb_zpsc09b6d60.png

8 comentários:

  1. meus periquitos tenho a impressão que são duas fêmeas visto que o que achava que seria supostamente o macho identificasse muito com essa femeá azul da foto abaixo o que faço para descobrir...
    Graciliano Custódio.. perfil Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Pode-me enviar um mail com as fotos para eu ver.

      Cumprimentos
      Marco Menino

      Eliminar
  2. Bom tenho um periquito (a), branco com mancha azul na parte da barriga.
    Não sei o sexo, tem apenas 5 meses ou mais.
    A carúncula nasal é púrpura.
    Teria como vc me tirar essa duvida sobre o sexo do meu bichinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Pode enviar fotos para o mail (avesdomenino@hotmail.com) para eu poder ajudar.

      Cumprimentos
      Marco Menino

      Eliminar
  3. Tenho um Periquito Austrália q eu nao sei se ele é macho ou femia vc pode me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Pode enviar uma foto para o meu mail que eu ajudo.

      Cumprimentos
      Marco Menino

      Eliminar
  4. Oi eu tenho um casal de periquito mas eu nao sei se e casal ou nao um tem a caruncula rosa e o outro ta com a carncula descascando o que eu faça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Envie fotos das aves para o meu mail (avesdomenino@hotmail.com) para o poder ajudar melhor.

      Cumprimentos
      Marco Menino

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...